segunda-feira, 26 de setembro de 2011

[PP]

Proteína: Palavra que se escuta em todos os lugares.
Escutar não significa saber, deve-se pesquisar e estudar para se aprofundar.
Pois bem, existem 4 tipos de biomoléculas; Ao fazer um bolo, você utiliza pelo menos duas: Carboidratos (na farinho e no açúcar), Lipídeos (na manteiga).
Bom, vamos voltar a palavrinha inicial: POTEÍNA => Elas possuem estruturas e caso uma molécula dessa estrutura se modifique, já não é a mesma substância.
A natureza é a responsável por fazer as proteínas que parecem anéis de ligação muito pequeninos e caso você esteja estudando ou já estudou química, sabe bem do que estou falando!
As proteínas são tão incríveis que possuem a capacidade de se auto-quebrarem para formarem uma outra proteína (autólise).
Bom, esta foi apenas uma pequena introdução sobre proteínas, o que é bem curioso porque se você perguntar o que é proteína para alguém, difícilmente essa pessoa saberá te responder corretamente, ou melhor, completamente*
No dia 13/09 tivemos uma aula prática com a Dra.Isabel Batista, em uma discussão sobre proteínas e sobre a vida de um pesquisador.
Dra.Isabel nos auxiliou com um experimento de 6 substância diferentes enquanto discutíamos um pouco da carreira que ela optou por fazer pelo resto de sua vida. É interessante vermos como as coisas não vem fácil, mas que se nos interessarmos por algo, devemos procurar saber mais a fundo para que possamos realizar boas coisas com aspectos que sejam de nosso interesse.
Isabel Batista nos contou que foi fazer estágio no exterior, em um local em que as pessoas controlavam o número de banhos que ela tinha que tomar por dia, além dela ficar longe da família e no meio do frio!! Haja coragem!!
Ela conta que valeu a experiência e que apesar dela não saber muito o que queria fazer inicialmente, quando ela viu que gostava do que tinha começado, se embalou com tudo e hoje, é uma ótima pesquisadora; ela não tem hora expecífica para sair do laboratório, mas realiza seus trabalhos da melhor forma possível!
Fecho o bloco 'pesquisa e proteínas' agradecendo Dra.Isabel pela palestra e dando um alerta a você leitor, que além de saber explicar o que é proteína, também sabe como é a vida de um pesquisador e a importância de se seguir o que gosta apesar das dificuldades!!

C.P

Nenhum comentário:

Postar um comentário