segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Os Dioramas como forma de expor a Biodiversidade

Em uma visita ao Museu Biológico do Butantan, o grupo da Pré-Iniciação realizou a confecção de um Diorama após uma visita monitorada e uma palestra com Adriano Dias de Oliveira.
O museu biológico abrange uma extensão especializada em dioramas e como foco, os biodioramas, além de valiosos informantes.
Os dioramas são objetos focados na exposição, ou seja, há um cenário que exerce a função de apresentar uma situação em um determinado tempo real. Apesar de parecerem simples, os dioramas devem ter as características mais próximas da realidade, ou seja, o animal representado na cena deve estar de acordo com as demais características ao seu redor; Geralmente, os animais desta exposição são empalhados (taxidermizados), porém, existe um segundo tipo desta exposição chamado Biodiorama em que os animais se encontram vivos.
Os dioramas vieram do teatro para os museus, James Terry Wilson foi o primeiro a realizar um diorama; hoje em dia, quase todos os museus possuem este valioso objeto que mostra algo realista em um momento específico do tempo, representação ambiental com contexto real, representação com perspectiva, figuras e réplicas de animais trabalhados em escala.



Vale a pena conferir as novidades e informações que o Museu Biológico do Butantan traz. Além de biodioramas, existem algumas curiosidades como:
A) Qual a diferença de animais venenosos e animais peçonhentos
B) O que é uma fosseta Loreal
C) Porque a cobra tem a língua Bifurcada (Cortada ao Meio)
D) O que é Mimetismo
E) Qual a relação das cores das cobras
F) Porque ás vezes as cobras parecem cegas
G) Porque a algumas cobras possuem chocalho

Ficou curioso(a)? Seria interessante que você fizesse uma visita ao museu e tirasse todas as suas dúvidas com especialistas do assunto, porém postarei um breve resumo apenas sobre algumas características interessantíssimas desse maravilhoso animal: a Cobra.
O sapo é considerado um animal venenoso porque possui glândulas com veneno e estas são ativadas somente com o ataque inimigo. As cobras são peçonhentas porque mordem sua presa intencionalmente para liberação do veneno e a ocorrencia da morte de seu 'futuro alimento', VALE RESSALTAR que nem todas as cobras possuem veneno, algumas fazem uso da força para quebra de ossos de sua presa, novamente repito que para mais informações, vale a pena visitar a exposição que tem como função ir muito mais a fundo no assunto abordado.



Fosseta Loreal é um buraquinho que as cobras possuem; este, se localiza entre os olhos e o nariz e é um órgão que percebe o calor.



A língua bifurcada é como se fosse o nariz da cobra, ou seja, como ela possui um olfato ruim, ela utiliza a língua para sentir a direção de sua presa.


Mimetismo é quando uma cobra não venenosa tem a aparência igual a uma venenosa (mecanismo de defesa), o interessante é que estas se encontram sempre em mesmo ambiente.




Por: Camila Pellicciari

Nenhum comentário:

Postar um comentário