segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Período X Pensamento Científico X Sociedade

Essas três concepções se relacionam diretamente, sendo que precisamos entendê-las para compreender a sociedade em que vivemos hoje. Deste modo precisamos saber um pouco mais sobre o pensamento científico, à sociedade em diferentes períodos, por isso passaremos as informações coletadas da visita ao Museu Histórico do Instituto Butantan e o encontro com a Dra. Adriana Mortara.


Na sociedade primitiva a produção era apenas para o consumo necessário (sobrevivência do grupo), os produtos do trabalho eram próprios, sem troca e não havia produções excedentes, o trabalho era organizado de forma coletiva, sendo que a economia era colher e plantar basicamente, dentro dessa sociedade havia relações de parentesco (se organizavam em clãs),havia uma grande ligação com a religião que era o toteísmo que significa adorar algum símbolo ou algo espiritual, se tornando um toten, esse toten pode ser um animal, planta ou instrumentos de trabalho importante para a economia do grupo.


Na civilização grega houve uma grande produção mercantil associada ao desenvolvimento do escravismo sendo a base econômica, durante o século XVI a II a.C. surgiu o pensamento científico e filosófico, houve um conflito de diferentes pensamentos entre Mito (seres criado para explicar fenômenos naturais) x Logos (razão, pensamento racional).


Na Idade Média ou Idade das trevas que durou do Século V ao XV d.C. foi dividida em duas regiões (oriente e ocidente). No oriente a sociedade era bizantisma e muçulmana, houve um grande desenvolvimento técnico (construção de irrigações, represa, canalização, atrelagem de cavalo, relógio, bússola), também houve desenvolvimento da ciência (matemática, medicina, geografia, estudo dos gregos por Aristóteles), a sociedade estava organizada em um sistema feudal e havia opressão da Igreja Católica atrás dos pensadores contrários as suas concepções, dificultando a "circulação" do pensamento científico.No ocidente houve produção feudal (substituição do escravo para o uso do servo, como a agricultura, ruralização, fragmentação do território), existia relação de trabalhos pessoais e de dependência, houve avanços técnicos até o século X (força do ferro, da água e moinho de vento), quando se obteve uma maior intensificação do comércio ocorreu maiores avanços técnicos ao século XI (como: atrelagem a cavalo, ferradura, cavalo substitui boi em charrua, roca, tear, força hidráulica, bússola), a ciência foi limitada por força da Igreja Católica (que controlava o monopólio do saber), a Igreja controlava a produção do saber se limitando a cultura greco-romana e os seus dogmas, a metodologia se dava da seguinte forma havia a observação e experimentação, depois aceitação ou rejeição dá idéia (no caso da rejeição acontecia a proibição), houve um grande conflito de diferentes pensamento entre a Razão e a Fé.


Na Idade Moderna houve a perda de poder feudal (formação dos Estados nacionais, monarquia absoluta), transição do feudalismo para o capitalismo, aconteceu um grande descobrimento (novas rotas, centros comerciais), houve um crescimento no comércio, foi o período das cruzadas, ocorreu a divisão do trabalho entre o campo e a cidade, começou a surgir instituições financeiras e práticas mercantilistas, surgindo as primeiras indústrias e havendo a especialização do trabalho. O pensamento da sociedade que predominava era o antropocentrismo havia uma relação entre o homem e a natureza, houve uma valorização da capacidade humana, a ciência era prática e não contemplada, ocorreu uma disputa entre a Fé (teocentrismo) e a Razão (antropocentrismo), outra disputa foi entre as ciências contemplativas e as ciências práticas, ocorre a contraposição dos valores das camadas sociais mais baixas.


Yan e Barbará

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