domingo, 25 de setembro de 2011

Ética e Moral

No nosso último encontro - sobre ética no uso de animais em pesquisas de laboratório - surgiu uma dúvida entre os divulgadores da ciência: Qual a diferença entre Ética e Moral? A pergunta pegou a equipe de educadoras de surpresa e nos deixou intrigadas! Fomos então atrás dessa resposta!

Segundo o dicionário Michaelis, Ética é a parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana; É o conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão. A Ética está representada por um conjunto de normas que regulamentam o comportamento de um grupo particular de pessoas, como por exemplo, advogados, médicos, psicólogos e psicanalistas. É comum que esses grupos tenham o seu próprio código de Ética, normatizando suas ações específicas.

Já a Moral é a parte da Filosofia que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe. A moralidade é um sistema de valores do qual resultam normas que são consideradas corretas, como por exemplo os Dez mandamentos, os Códigos Civil e Penal, entre outros.

Nesta interpretação, Ética não se diferencia em nada da Moral, com a diferença de que Ética serviria de norma para um grupo determinado de pessoas, enquanto a Moral seria mais geral, representando a cultura de uma nação, religião ou época.

Esperamos ter respondido a pergunta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário