segunda-feira, 3 de outubro de 2011

As Proteínas Derivadas

As proteínas derivadas se formam a partir de outras proteínas por desnaturação, como as peptonas (formadas durante a digestão). Tendo em vista a grandeza das moléculas, temos as proteoses, as peptonas e os polipeptídeos. Elas têm o tamanho de 0,001 a 0,2 micrômetros de diâmetro formando uma solução coloidal na água.
Elas (proteínas) são como uma fábrica de aminoácidos de todos os tipos, que podem se oxidar como energia na estrutura respiratória. E muitos fatores da coagulação também possuem natureza protéica. O transporte é feito pela hemoglobina.


Estrutura do aminoácido.

Uma proteína pode ter quatro níveis de estrutura molecular, sendo eles:
- Primário: os aminoácidos unidos através das ligações peptídicas.
- Secundário: representado por dobras na cadeia (a - hélice), que são estabilizadas por pontes de hidrogênio.
- Terciário: a proteína sofre um maior grau de enrolamento e surgem as pontes de dissulfeto para estabilizar este enrolamento.
- Quaternário: ocorre quando quatro cadeias polipeptídicas
se associam através de pontes de hidrogênio, como ocorre na formação da molécula da hemoglobina (tetrâmero).


A estrutura das proteínas classificada de acordo com a sua disposição no espaço em 4 tipos.

A forma das proteínas é um fator importante na sua atividade, se a forma for alterada, a proteína fica inativa. Esse processo é denominado desnaturação e pode ser provocado por altas temperaturas, alterações de pH entre outros fatores.


Demonstração de que a atividade enzimática é profundamente influenciada pelo pH, que, quando inadequado, pode promover a inativação da molécula enzimática.

A desnaturação é geralmente irreversível, que consiste na quebra das estruturas secundária e terciária de uma proteína.


Esquema de como se dá o processo de desnaturação.

No nosso organismo estão presentes algumas células que sabem quais são as proteínas “estranhas”: os antígenos. O organismo produz proteínas de defesa: os anticorpo (gamaglobulinas).
As funções das proteínas podem ser agrupadas em várias categorias (de acordo com a sua função). As proteínas desempenham nos seres vivos as seguintes funções: estrutural, enzimática, hormonal, de defesa, nutritivo, coagulação sangüínea e transporte.
Toda enzima é uma proteína; Estas enzimas são importantes reguladoras das reações biológicas. Entre essas proteínas com função enzimática estão as lípases. Podemos caracterizar os hormônios como substâncias elaboradas pelas glândulas endócrinas e que, uma vez lançadas no sangue, vão estimular ou inibir a atividade de certos órgãos. É o caso da insulina, hormônio produzido no pâncreas e que se relaciona com a manutenção da glicemia (taxa de glicose no sangue).”

Fontes:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/proteinas/proteinas.php
http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/citologia/bioquimica/proteinas.html
http://www.todabiologia.com/saude/proteinas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário