sexta-feira, 26 de agosto de 2011

"Vida de Laboratório"

Discussão do texto Bruno Latour “Vida de Laboratório”

TRECHO DE UM DIARIO DE CAMPO'

9.05: Wyli e atravessa a sala e entra no escritório. Diz alguma coisa apressadamente. Fala que fez uma grande bobagem. Mandou o artigo...(o resto não se compreende).
9.05.3: Barbara entra. Pergunta a Jean que tipo de solvente deve usar nas colonias. Jean responde de dentro do escritório. Barbara vai embora,volta para sua bancada.
9.05.4: Jane entra e pergunta a Marvin:"Quando você prepara a intravenosa com morfina, a solução é salina ou só com água?" Marvin, que escreve sentado a mesa, responde sem levantar a cabeça. Jane sai.
9.06.15: Guillemin entra na sala e dá uma espiada nos escritórios, esforçando-se para juntar gente o bastante para fazer uma reunião de trabalho: "Esse é um negócio de 4 mil dólares. E preciso resolve-la no máximo nos próximos minutos."Ele some.
9.06.20: Nick entra pela porta da seção de química. Entrega um frasco a Marvin: "Aqui estão seus 200 microgramas. Não esqueça de anotar o número de código nom livro." Nick sai.


-> Na Parte 'trecho de um Diário de Campo', Bruno Latour demonstra com clareza o cotidiano dentro de um laboratório. Ao colocar o tempo em que os momentos se passam e as rápidas passagens de imediata 'ação e reação', a ideia é que a vida em laboratórios é corrida, as pessoas interagem o tempo todo de uma forma muito prática, todo tempo do mundo é valioso!
Existem termos técnicos científicos que são a linguagem utilizada em alguns trechos, uma linguagem bem típica da pessoa que trabalha em laboratório, o que pode parecer bem estranho para quem está de fora,quem trabalha diariamente com os termos isso se torna praticamente parte do dia-a-dia.
O pesquisador e o assistente se tornam quase uma família em um ambiente que estão constantemente compartilhando emoções durante o trabalho. Os pesquisadores passam o tempo todo inteirados em pesquisas e procura de respostas, o que faz com que eles gastem um bom tempo de suas vidas no local de trabalho, o que gera uma relação muito próxima das pessoas que estão interagindo.
A Equipe do Blog adquiriu diversas experiências em visitas a laboratórios e podemos ver com clareza que a situação abordada é quase a mesma em todos os locais visitados !

Por: Camila Pellicciari.

Um comentário: