quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ANIMAIS VENENOSOS E PEÇONHENTOS

Seja muito bem-vindo(a) ao Blog da Pré-Iniciação Científica (INCTOX), neste bloco, você poderá apreciar as ricas informações do nosso tão querido Butantan através de uma longa visita ao Laboratório de Entomologia e Parasitologia e o Laboratório de Biologia Celular.
O Instituto Butantan desenvolve pesquisas com diversos tipos de animais, além de ter uma rica coleção destes; Os laboratórios desenvolvem antídotos contra picadas de animais (cobras, carrapatos, aranhas, lagartas, abelhas, vespas, formigas, etc) além de específicos materiais que servem como peças de um grande quebra-cabeça.
Com certeza boa parte de nós já vimos aquela ‘minhoquinha peluda’, ou seja, Lagartas. Temos uma informação mínima de que em contato a pele, ela transmite a sensação de queima. Existe espalhada por todo Brasil uma espécie de Lagarta chamada ‘Lonomia’ em que ao entrar em contato com alguém, solta veneno através de seus espinhos; O seu veneno tem o potencial de fazer com que as pessoas fiquem com fortes coceiras sobre todo o corpo, além de causar graves hemorragias, e é nesta parte em que o Instituo entra: ele possui um ‘cemitério congelado’ de Lonomias; sempre que alguém é picado e procura ajuda, o Butantan fornece uma espécie de antídoto em um processo em que os pesquisadores separam as patas dos animais congelados e transformam em um coquetel!



Agora pense: Você sabe qual é a diferença entre Mariposa e Borboleta? O atencioso Pesquisador Roberto nos responde: A genitália. Pode ser que sua resposta tenha sido ‘a cor’, porém, existem borboletas muito parecidas com mariposas e podemos diferencia-las somente com os seus orgãos genitais que se diferem. As mariposas podem causar dermatite, um sintoma que causa 12 dias de coceira, mas também possuem sensores incríveis (células nervosas) que são ligados a seus neurônios e transmitem sensações sexuais em relação a futuros parceiros e á direção do vento.



O que te lembra a palavra Malacologia? Talvez Moluscos? Sim, é o estudo de todos aqueles animais que são invertebrados. A unidade de Malacologia abrange pesquisas de Lesmas, moluscos, invertebrados aquáticos e possui um criadouro com aquários que cultivam Caramujos com capacidade de transmitir uma devastadora doença chamada Parasitose. Ao entrar em contato com um verme intestinal do homem nos lagos, os caramujos vetores são infectados, o homem, por sua vez, quando em contato a estas águas, adquire a parasitose agravada pelos invertebrados.



Existe um nome para todo este rico material que é retirado da natureza, essas incríveis coletas são chamadas de Bioprospecção. Na unidade Butantan existem áreas como Parasitologia (estudo dos parasitas), Ematologia (estudo do sangue), Acarologia (estudo de ácaros) entre outras. Quanto a identificação de insetos, ela ajuda á população com relação a doenças patógenas que os animais são capazes de transmitir, grande parte desta identificação esta localizada no acervo.



Carrapatos, parecem todos iguais, mas são diferentes de 750 formas, dentre elas, moles (sem escudo) e duros (com escudo) em suas espécies. Esses animais sugadores de sangue podem ser específicos para animais e humanos, cachorros e vacas, porcos e cobras, grande ou pequeno; alguns deles tem função dupla: podem escolher o cardápio do dia, não sugam apenas de um, mas sim de vários, sem preferência de espécie.
Os carrapatos, assim como os insetos, não possuem sangue e sim uma substancia viscosa em seu lugar. O animal que impregna é bem interessante: possui uma cera para cobrir seus 7000 ovos com lavas (esta cera impede os ovos de secarem e seus filhotes morrerem, além de ter substâncias anti-bacterianas e anti-fungos). Sua saliva tem um anestesiante que faz com que o ser picado não sinta nada na hora em que o ato ocorre. Para fechar com chave de ouro, os carrapatos possuem algo muito benéfico que esta sendo analisado no Biotério do Instituto Butantan: A amenização do Câncer.



Os estudantes do Inctox tiveram a possibilidade de ter uma entrada exclusiva em uma unidade que abrange pesquisas com cobras cegas e cobras de duas cabeças (popularmente falando); Este é um projeto em que são testados os sensores destas cobras e a capacidade de percepção de diferentes coisas. O local tem a criação de Lagartos, Sapos Aquáticos, [grilos e baratas] (alimento dos animais).
Você sabe qual é a diferença entre Sapo, Rã e Perereca ? Quase todas as pessoas possuem suposições, mas a verdadeira resposta é a seguinte: Os Sapos costumam ser grandes, com glândulas venenosas em suas costas, a Rã é bem viscosa e possui as patas com um formato específico aquático, já a Perereca, possui as pontas dos dedos redondas, assim como as rãs, são capazes de subir em árvores e grudar em alguns locais, mas a diferença é o seu tamanho, que é menor e como ela pula.



Todas as fontes textuais foram retirados unicamente e exclusivamente dos palestrantes e Trabalhadores do Instituto Butantan, além dos materiais fornecidos. Para mais informações, visite a unidade e saia muito satisfeito com a magnifica experiência!

Texto por: Camila A. S. Pellicciari

Nenhum comentário:

Postar um comentário