sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Níveis de Segurança em Laboratórios



Existe uma Organização Mundial de Saúde (OMS) que há muito tempo sabe que a segurança biológica, é uma questão importante a nível internacional! É tão importante, que pessoas de conhecimento, se juntaram para elaborarem até mesmo manuais de segurança.
Para não ocorrerem acidentes com pessoas que mechem em laboratórios, existem proteções como Isoladores de pressão negativa em plástico flexível, Material de pipetar, Homogeneizadores, batedores, misturadores e geradores de ultra-sons, Ansas descartáveis, Microincineradores, Equipamento e roupa de protecção pessoal.
Assustado(a) ? Caaaaalma ! Esses equipamento não são utilizados em todo ou qualquer laboratório. Existem diversos tipos de laboratórios e dependendo do que é feito nele, a proteção aumenta ou diminui.
Existem meios obrigatórios a serem tomados em alguns locais que exigem segurança: Manipulação segura de amostras em laboratório, uso de pipetas e meios de pipetar, evitar a dispersão de materiais infecciosos, Utilização de câmaras de segurança biológica, Evitar a ingestão de material infeccioso e o contacto com a pele e os olhos, Evitar a inoculação de material infeccioso, Separação de soro, Utilização de centrifugadoras etc.




Bom, este artigo é um tanto cansativo, mas o que vale, é saber que existem diversos tiipos e níveis de segurança em laboratórios. Existem vestimentas com luvas tocas, máscaras, botas e etc. Ao visitar algum laboratório que não esteja abtuado, procure adquirir o máximo de informaçóes e seguir a regras determinas para sua segurança!

Por: Camila Pellicciari

Nenhum comentário:

Postar um comentário