quarta-feira, 20 de junho de 2012

Visita ao LABORATÓRIO ESPECIAL DE TOXINOLOGIA APLICADA –    (LETA)

 
             O QUE É O LABORATÓRIO ESPECIAL DE TOXINOLOGIA APLICADA –  (LETA)?!?

“Os laboratórios desta Divisão buscam concertadamente a excelência em pesquisa, inovação e difusão em toxinas. Conceitualmente, o grupo se norteia pela noção de que inovação é subproduto de pesquisa científica competitiva. Nessa linha, o sucesso na exploração de toxinas como fontes potenciais de novos fármacos e ferramentas moleculares importantes em fisiopatologia, depende e decorre dos projetos de pesquisa em áreas correlatas, integradamente desenvolvidos pelos laboratórios da Divisão. Operacionalmente, os laboratórios da Divisão compartilham competência técnica e equipamentos, permitindo um desenvolvimento sustentado e sinérgico dos projetos de pesquisa.”

E o LETA trabalha em que área?!?
        DEFINIÇÃO PARA O QUE É BIOQUÍMICA
“Bioquimíca é a ciência que estuda os processos quimícos que ocorrem nos organismos vivos. De maneira geral, ela consiste no estudo da estrutura e função metabólica de componentes celulares e virais, como proteína, enzimas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos entre outros.”
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bioqu%C3%ADmica
             
O QUE ACONTECEU NO LETA?
No Laboratório eu tive uma visão totalmente diferente do que eu pensava que era um laboratório. Confesso que eu achei que tinha muitos pesquisadores, uma sala só para muitos experimentos, que os pesquisadores eram “estranhos”,  etc. Vi que lá é bem diferente, há diversos tipos e temas de pesquisas, tem a sala para experimentos, e área de estudos.  
A nossa visita foi recebida pelo Doutor Pedro Ismael da Silva Junior, ele nos explicou que um laboratório não é uma coisa do outro mundo. Mostrou-nos que o laboratório é um local onde são desenvolvidos remédios, soros, etc. Os experimentos são aplicados em celúlas e em ratos. Bem, fizemos umas perguntas para ele, tais como:
 
Juliana: Em que área profissional você atua? E se você é formado em outra profissão?
Dr. Pedro: Biólogo, e estou atuando em Bioquímica.
Juliana: É obrigatório usar o jaleco de trabalho? E pode sair com ele para fora do Laboratório?
Dr.Pedro: Depende do trabalho, e por higiêne não pode sair com o jaleco para fora para não causar contaminação tanto do lado de fora do laboratório, quanto do lado de dentro.
Juliana: E se for desenvolvido uma bactéria perigosa, o que vocês fazem?
Dr.Pedro: Não trabalhamos com bactérias perigosas, e se desenvolvemos uma bactéria que é prejudicial procuramos destruí-la.
Juliana: Porque devemos tomar cuidado no Laboratório?
Dr.Pedro: Para não ocorrer tanto a sua contaminação quanto a contaminação de dentro do Laboratório.
Juliana: O que fez você escolher essa profissão? Dr.Pedro: Bem, eu escolhi essa profissão porque desde pequeno tenho paixão por natureza e, sou formado em Biologia e uma coisa leva a outra.
Juliana: Você é tão centrado em casa, quanto no trabalho?
Dr.Pedro: Mais no trabalho.
Juliana: Você já sofreu algum acidente que envolve o que você faz? Se sim, não causou nenhum trauma ou isso, ao contrário, fez com que você se apaixonasse mais pela profissão?
Dr.Pedro: Nunca ocorreu nenhum acidente no meu trabalho. Mais já fui picado por aranhas e não fiquei com trauma, isso fez com que eu me apaixonasse mais por isso.
Juliana: Algum momento da sua carreira você já pensou em desistir?
Dr.Pedro: Do meu trabalho não. Tudo bem que ocorrem problemas no decorrer da vida, mas nunca pensei em desistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário