domingo, 24 de julho de 2011

Caso o Código Florestal Brasileiro mude, quais mudanças os répteis irão sofrer com a proposta?

Público: adolescente ou adulto com um conhecimento básico no assunto.

A partir de uma avaliação sobre fauna de nosso país, especialistas resolveram adotar uma série de mudanças no que se diz Código Florestal Brasileiro, afim de proteger mais de 700 espécies.
Há um código que faz com que os répteis da região das bacias e microbacias hidrográficas sejam afetados, e caso não sejam feitas alterações neste código, esses animais seriam seriamente prejudicados.
A variação de indivíduos em pequena quantidade em áreas como as próprias bacias seriam representadas de modo mais adequado, podendo então então, serem recolhidos dados de crescimento ou decréscimo, além de representações de animais como répteis.
O código que será utilizado para substituir o antigo que anda causando uma série de "percas", consiste em excluir as Áreas de Preservação Permanente (as APPs) e até em reduzir um pouco as larguras de matas ciliares (próximas aos cursos d'água, já que grande parte dos répteis vivem na altitude em áreas de matas, e com isso nessas áreas algumas espécies de répteis se tornaram mais vulneráveis, com mais tendência a extinção.
A ideia de um novo código não tem somente essas finalidades: usando espécies de plantas (em sua maioria exótica) serão recuperadas e cultivadas.
Algumas espécies de répteis não sobrevivem em lugares que já tiveram interferência do Homem (como as florestas exóticas), de forma que se possa ter Reservas Legais dentro de unidades de conservação. Mesmo com tudo isso, muitas espécies só podem se encontradas apenas em uma área e as Unidades de Conservação não bastariam para a sua manutenção.
Todas essas mudanças a respeito do Código Florestal serão repensadas, então, por alterações biológicas dentro da fauna de répteis do nosso país; e como se não bastassem todos esses "transtornos", algumas fórmulas de potencial farmacêutico (contidas em venenos, por exemplo) poderiam ser perdidas, caso o réptil que o possua seja extinto.

Bárbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário